Quem fiscaliza os hospitais veterinários?

No Brasil, a fiscalização dos hospitais veterinários é realizada pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV). Esses conselhos são autarquias federais que têm como função regular o exercício profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia em todo o país.

Os CRMVs são responsáveis por fiscalizar as clínicas e hospitais veterinários para verificar se os serviços oferecidos estão de acordo com as normas técnicas e éticas da profissão. Entre as atividades realizadas pelos conselhos estão a verificação da regularidade do registro dos profissionais, a fiscalização das instalações e equipamentos, a análise de processos éticos e disciplinares e a orientação dos profissionais e proprietários de estabelecimentos sobre as normas e legislações aplicáveis.

Além disso, em alguns estados, os hospitais veterinários também são fiscalizados pelos órgãos de Vigilância Sanitária, que verificam o cumprimento das normas sanitárias e de segurança nos estabelecimentos.

Qual função do Conselhos Regionais de Medicina Veterinária? 

Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) são autarquias federais criadas pela Lei nº 5.517/68 e regulamentadas pelo Decreto nº 64.704/69, com a função de regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão de Médico Veterinário e Zootecnista em todo o país.

Entre as funções dos CRMVs estão:

Registro dos profissionais: Os CRMVs são responsáveis por registrar os profissionais formados em Medicina Veterinária e Zootecnia, após a comprovação da conclusão do curso e o cumprimento de outros requisitos.

Fiscalização do exercício profissional: Os CRMVs têm a função de fiscalizar o exercício profissional dos Médicos Veterinários e Zootecnistas em todo o país, verificando se as atividades realizadas pelos profissionais estão de acordo com as normas e regulamentações da profissão.

Ética profissional: Os CRMVs são responsáveis por julgar processos éticos e disciplinares, quando ocorrem infrações éticas por parte dos profissionais.

Orientação e educação: Os CRMVs promovem a orientação e educação dos profissionais e da sociedade em geral sobre as normas e legislações aplicáveis à Medicina Veterinária e Zootecnia.

Defesa do interesse público: Os CRMVs têm a responsabilidade de defender o interesse público, garantindo que os serviços prestados pelos Médicos Veterinários e Zootecnistas sejam de qualidade e seguros para a sociedade.

Em resumo, os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária têm a função de regular e fiscalizar o exercício profissional dos Médicos Veterinários e Zootecnistas em todo o país, garantindo a qualidade e segurança dos serviços prestados à sociedade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *